quinta-feira, 15 de abril de 2010

MP pede inelegibilidade de Roriz

O Ministério Público do Distrito Federal quer que o ex-governador Joaquim Roriz (PSC) fique inelegível até 2018. O MP acusa Roriz de usar influência política para sacar R$ 2,2 milhões sem ser rastreado em um suposto esquema de desvio de dinheiro do BRB, da Operação Aquarela, da Polícia Civil do DF. O Ministério Público pague o dobro como multa, totalizando R$ 669 mil. Roriz é líder das pesquisas para o governo do DF

Os Corruptos e os Arbustos


Juro que tenho procurado dar uma trégua aos corruptos. A dificuldade em manter a palavra, é que corruptos trabalham muito, e não há como fugir deles, sob pena de cometer crime de omissão. Meu corrupto favorito é o ladrão de dinheiro público.
Falar sobre corrupção em Brasília é o mesmo que falar em tomar banho, escovar os dentes, ou ir trabalhar. É algo corriqueiro. A palavra mais adequada à situação é aquela, assustadora, empregada pelos médicos a pacientes com câncer: metástase. E corruptos são perversos como o câncer. Vejam esta: quarta-feira a Controladoria da União descobriu o desvio de um milhão de reais - uma ninharia, numa cidade que se rouba centenas de milhões – do dinheiro do Programa Bolsa Família. O dinheiro que serviria para alimentar centenas de famílias foi utilizado para “construir uma cerca” na Secretaria de Ação Social do Distrito Federal. Vejam bem, Secretaria de Ação Social.
A revolta da natureza, que tem provocado chuvas fortes em vários locais do país, principalmente no Rio de Janeiro, matando centenas de pessoas, inclusive ricos, mostra com clareza o quanto o corrupto é um assassino. A tragédia do Rio de Janeiro é fruto da facilitação de agentes públicos, fiscais, secretários, vereadores, deputados, que permitem obras em locais proibidos. É fruto da politicagem, cujo interesse é dinheiro e votos. Os políticos apostam na sorte ou no azar da transação, sabem dos riscos, mas rezam para que nada aconteça. Aí vem a natureza e com sua força e verdade cegas derruba as máscaras e desnuda a dolorosa verdade.
A maior vítima são os pobres. O Brasil é um país com milhares de favelas entupidas de miseráveis. No entanto, são eleitores. O voto deles é igual ao do Eike Batista. “É um cidadão”, de quinta categoria, mas os políticos os chamam assim e só aparecem a eles para comprar os votos ou para enganá-los com promessas e mentiras.
Shakespeare afirma que “a suspeita sempre surge na consciência culpada; o ladrão teme encontrar um oficial de justiça atrás de cada arbusto”. Que bom! Pois, parece que à destituição e prisão do Governador de Brasília não intimidou seriamente os corruptos. Notícias de malas de dinheiro circulando pela cidade são comentadas nos bares e salões da Capital. Brasília é uma cidade bastante verde, arborizada, cheia de árvores e arbustos. Acredito, que não exatamente um oficial de justiça, mas um policial civil ou federal, o corrupto assustado enxerga atrás dos arbustos.
Esta semana, a polícia em duas operações prendeu cinco corruptos em Brasília e trinta e um – já velhos conhecidos – no Mato Grosso, Minas gerais, Rio de Janeiro e Rondônia. Hoje pela manhã o Tribunal de Contas da União apontou uma serie de fraudes no Tribunal de Justiça de Brasília. Na verdade o país todo está atolado na corrupção. Fruto do conluio entre políticos e seus testa de ferro e o silêncio da justiça.
O escritor e satirista tcheco do século XIX, Karl Kraus, que arrasava seus inimigos – e todo homem honrado considera o corrupto um inimigo – foi instado pelos amigos a usar a fé cristã para perdoar esses seres pervertidos. Karl Kraus, já perto de morrer, concordou: “está bem, estão perdoados. No entanto, amanhã quero vê-los enforcados na frente da minha casa”. Duro, Karl Kraus! Quanto a mim quero ver os corruptos apenas condenados pela justiça, nem que seja apenas por um dia.



Theófilo Silva é autor do livro, A Paixão Segundo Shakespeare

Aposentadoria para deficientes físicos é aprovada na Cãmara dos Deputados


O Plenário aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei Complementar 277/05, que permite às pessoas com deficiência se aposentarem com menos tempo de contribuição à Previdência Social. No caso de deficiência moderada, os homens poderão se aposentar com 27 anos de contribuição e as mulheres com 22 anos. São três a menos que a regra atual. Se a deficiência for grave, a redução será de cinco anos: 25 anos para o homem e 20 anos para a mulher. A matéria segue para o Senado.
O texto aprovado unanimemente por 324 deputados é o de uma emenda do deputado Ribamar Alves (PSB-MA), relator do projeto pela Comissão de Seguridade Social e Família. O presidente Michel Temer elogiou o autor da proposta, o ex-deputado Leonardo Mattos. "Espero que ele esteja feliz com a aprovação desse projeto", afirmou.
Para contarem com o benefício previsto, os segurados terão de comprovar que possuíam a deficiência durante todo o período de contribuição. Para quem adquirir a deficiência após a filiação ao regime geral da Previdência, os tempos diminuídos serão proporcionais ao número de anos em que o trabalhador exerceu atividade com deficiência.

Presidente chinês visita o Congresso Nacional hoje

O presidente da China, Hu Jintao, visita hoje o Congresso. A vinda do presidente chinês à Câmara e ao Senado, marcada as 16h30, faz parte da programação da série de visitas que o presidente chinês faz a quatro países da América nesta semana: Estados Unidos, Brasil, Venezuela e Chile. Na segunda e terça, Jintao participou da cúpula sobre segurança nuclear em Washington. O presidente chinês será recepcionado no Salão Nobre.




Em Brasília, o presidente chinês participa da reunião dos países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), iniciada ontem. Hoje, além da visita ao Congresso, Hu Jintao se encontra com outras autoridades brasileiras. Depois da visita ao Brasil, ele segue para a Venezuela e encerra a série de visitas no Chile.
A viagem faz parte da estratégia do governo chinês de aumentar os investimentos na América Latina. A intenção de estimular parcerias e a implantação de empreendimentos na região já havia sido anunciada ao presidente Lula, quando esteve em Pequim em maio do ano passado.

Senadores anunciam acordo de líderes para votar aumento de 7,7% para aposentados


Os senadores Paulo Paim (PT-RS), Mário Couto (PSDB-PA) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) anunciaram ao Plenário que os líderes partidários da Câmara dos Deputados finalmente chegaram a um acordo para votação do reajuste das aposentadorias do INSS que superam um salário mínimo.
Ficou acertado que esses aposentados deverão ganhar 7,71%, retroativos a janeiro, e não 6,14%, como está na medida provisória (MP 475/09), assinada pelo presidente da República. O percentual de 7,71% equivale à inflação (INPC) de 2009 acrescida de 80% do percentual de crescimento da economia brasileira em 2008, medido pelo Produto Interno Bruto (PIB).

Pauta Trancada - 80 materias aguardam por votação no Senado Federal


O presidente do Senado, José Sarney, anunciou na tarde desta quarta-feira (13) a falta de acordo entre os líderes partidários para votação de medidas provisórias (MP) que trancam a pauta do Plenário. Uma delas é a MP 473/09, que abre crédito extraordinário no valor global de R$ 742 milhões em favor de cinco ministérios. Há ainda um projeto de lei de conversão, resultante da MP 472/09, que cria o programa Um Computador por Aluno e institui regime especial de incentivo para desenvolvimento de infraestrutura nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Integra a pauta, em regime de urgência, o Projeto de Lei da Câmara 309/09, que cria a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S/A (Petro-Sal). Essa proposta tramitou conjuntamente nas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); de Assuntos Econômicos (CAE); e de Serviços de Infraestrutura (CI). Como os votos dos relatores sobre a matéria não foram apreciados nessas comissões, serão analisados diretamente pelo Plenário.

Fraga governador

Animado pelos 6% em pesquisa espontânea, mesmo sem anunciar a candidatura, Alberto Fraga (DEM) decidiu disputar o governo do DF.

Serra inicia campanha por Salvador

O pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, José Serra, escolheu Salvador como o seu primeiro destino de campanha. Nesta quarta (14), ele visitou a sede das Obras Sociais Irmã Dulce e aproveitou para fazer o papel de candidato cumprimentando enfermos e dançando com a comunidade. Ele também visitou o Mercado Modelo e aproveitou para reforçar o seu lema de campanha “O Brasil pode mais”. Questionado sobre seu vice, o tucano evitou falar sobre a formação de sua chapa na disputa eleitoral.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Espaço Cultural Zumbi dos Palmares convida para a abertura da exposição Brasília 57:Uma saga do século XX, que acontecerá amanhã, dia 14 de abril, às 11 horas, no Hall da Taquigrafia do Anexo II

A mostra na Câmara dos Deputados conta com 111 fotos inéditas assinadas pelo premiado fotógrafo sueco Äke Borglund, que registrou os primeiros movimentos da construção da nova capital brasileira , em 1957. A exposição, que faz parte das comemorações dos 50 anos de Brasília, estará aberta à visitação de 15 a 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h30, no corredor de acesso ao Plenário, Anexo II.

Senador Cristovam Buarque (PDT-DF) ressalta data de 21 de abril



 Data em que se comemoram "as duas grandes epopeias brasileiras". Para ele, a história de um
país é a história dos seus heróis e das epopeias que eles levaram o povo a realizar.
– O herói Tiradentes é uma figura e uma estrela que fulgura no céu da história brasileira
de uma maneira quase solitária pela sua grandeza. Não quer dizer que tenhamos tido um
único herói. Tivemos outros. Mas nenhum, pela maneira como deu a vida, pela razão pela
qual lutou, tem a grandeza do grande Tiradentes. Cristovam disse que Juscelino
Kubitschek, ao escolher essa data, quis homenagear o próprio Tiradentes, para que todos
lembrassem do heroísmo de um homem e da epopeia de uma nação.

O PSDB desqualificou nesta terça (13) a pesquisa Sensus que apontou empate técnico na corrida presidencial entre o tucano José Serra (32,7%) e a petista Dilma Rousseff (32,4%). Para o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), a ideia de um sindicato encomendar uma pesquisa é “meio surreal”. Já para o senador Álvaro Dias (PR), a pesquisa "não captou a realidade" e o seu único objetivo é “impactar negativamente a campanha de Serra”.

Debate na Band será em agosto


A TV Bandeirantes realizará no dia 5 de agosto o primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República. Todos os candidatos serão convidados, como prevê a lei. Em conversas com representantes das campanhas de Dilma Rousseff (PT-SP), José Serra (PSDB-SP) e Marina Silva (PV-AC), entre outros, as datas foram confirmadas. No segundo turno, o debate deve ocorrer no dia 10 de outubro. O mediador ainda não está definido.

Ainda abalado


Apesar da liberdade, o ex-governador Arruda preocupa os familiares, que prevêem uma difícil recuperação. Emocionalmente abalado, ele se recusa a receber visitas e tem frequentes crises de choro.

Lula se diz magoado com o ministro Ayres Britto


Lula está “muito ressentido” com um dos ministros mais admirados do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, segundo um assessor palaciano. Como o nomeou, o presidente esperava que o ministro, um ex-filiado ao PT, atuasse como “líder do governo” no STF e no Tribunal Superior Eleitoral. Mas no TSE Ayres Britto atuou com independência e firmeza, inclusive multando-o por propaganda eleitoral fora de época.

Candidata Dilma no Twitter é de mentirinha


Para tentar rivalizar com o tucano José Serra, político brasileiro que primeiro utilizou a rede social Twitter, a assessoria de Dilma Rousseff (PT) divulgou foto em que ela finge “twittar”: a página do computador fotografado à sua frente não permite esse tipo de ação. Curiosamente, Dilma finge “twittar” em ambiente Windows, enquanto sua assessoria faz lobby pelo “software livre”. E contra a Microsoft, dona do Windows

Ibama autoriza base de foguete no MA


O Ibama emitiu a licença prévia para construção da base que abrigará o foguete Cyclone 4 no Centro de Lançamento de Alcântara (MA). A medida destrava uma das principais barreiras que atrasavam as metas da empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS), parceira com a Ucrânia. O próximo passo agora é obter a licença permanente de instalação, que requer uma avaliação sobre os impactos socioambientais da instalação da ACS. A medida deve ficar para o ano que vem.

Câmara diz baixar gasto de R$ 78 milhões para R$ 47 milhões

TCU determinou que Senado e Câmara apurassem desvio e cobrassem devolução de dinheiro


O Tribunal da Contas da União (TCU) determinou que Senado e Câmara não ficassem inertes em face da constatação da farra das passagens. Ordenou que ambas as Casas apurassem as responsabilidades pelo uso indevido dos créditos aéreos e cobrassem a devolução dos valores pagos.
Até agora, não houve resposta de senadores e deputados. Mas a assessoria do TCU informa que o prazo é até 31 de julho de 2009. As explicações deverão vir no conjunto das tomadas de contas anuais que Câmara e Senado entregam todos os anos ao tribunal.
A assessoria de imprensa da Câmara afirmou que foram tomadas três medidas para a apuração dos fatos: a ação da Corregedoria sobre os parlamentares envolvidos e da comissão de sindicância e das 44 comissões de processo administrativo sobre os funcionários envolvidos. Os trabalhos das comissões de processo devem terminar até maio, segundo a Câmara.
A cobrança pela devolução do dinheiro não será feita pela Câmara. A Casa entende cabe apenas ao Ministério Público a apuração sobre a necessidade e a responsabilidade pela retomada do dinheiro. “Corregedoria é sobre deputado, comissão de processo administrativo é sobre funcionário e devolução é com o Ministério Público”, disse a assessoria.
Em 2008, a Casa gastou R$ 78 milhões com passagens aéreas. Em 2009, a previsão era de R$ 81 milhões, mas, com as mudanças implantadas, houve uma economia de R$ 34 milhões, o que baixou a despesa para R$ 47 milhões, de acordo com dados da Casa.
Até a tarde de terça-feira (13) A assessoria de imprensa do Senado não retornou os contatos da reportagem feitos a partir da semana passada.

Servidores envolvidos em esquema de favorecimento de lotes são presos durante Operação João de Barro






A Polícia Civil do Distrito Federal desencadeou, na manhã desta quarta-feira (14/4), a Operação João de Barro. Pelo menos dois servidores do Governo do DF foram presos. No entanto, a divisão de Comunicação da Polícia Civil não confirma, ainda, a quantidade de mandados cumpridos.
De acordo com a Divicom, o objetivo da operação desta manhã é apreender objetos que comprovem o envolvimento de pessoas com o esquema de favorecimento de policiais militares e bombeiros na lista da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab-DF). As pessoas que passavam a lista de liberação dos lotes adiante devem ser presas.
A PCDF ainda não divulgou mais detalhes da operação. Equipes da Divisão Especial de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública (Decap) da Polícia Civil participam da ação.

Fonte - Correio Web

terça-feira, 13 de abril de 2010

Agência Senado - 13/04/2010 - Senado celebra aniversário da capital com várias atividade

Agência Senado - 13/04/2010 - Senado celebra aniversário da capital com várias atividade

Deputados pedem Liberação de Emendas


Deputados da base aliada do governo Lula reclamam do ritmo lento de liberação de emendas parlamentares. O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (RN), informou que o assunto deve ser resolvido ainda esta semana para evitar que partidos aliados paralisem votações no plenário da Casa. O ministro Alexandre Padilha (Relações Internacionais) se reúne heoj com líderes para tratar do reajuste dos aposentados da liberação das emendas.

DF: recém-libertado, Arruda precisa de autorização do STJ para deixar Brasília


Se quiser deixar Brasília, o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda vai precisar de autorização do Superior Tribunal de Justiça. Segundo informou a Agência Brasil, o poder de decisão é do relator do inquérito da Operação Caixa de Pandora, ministro Fernando Gonçalves. Após a aposentadoria de Gonçalves na próxima semana, o ministro Castro Meira deve assumir o cargo.

Deputados ressaltam legado de Chico Xavier em sessão solene

Temer: "Ninguém conseguiu difundir a espiritualidade como Chico Xavier".A humildade, a caridade e os ensinamentos de Chico Xavier foram lembrados por parlamentares em sessão solene nesta terça-feira, no plenário Ulysses Guimarães, em homenagem ao centenário do líder espírita. Proposta pelos deputados Paulo Piau (PMDB-MG) e Vitor Penido (DEM-MG), a sessão foi acompanhada pelo filho adotivo do médium, Eurípedes Higino dos Reis.
Nascido em 2 de abril de 1910 em São Leopoldo (MG), Chico Xavier faleceu em 2002, aos 92 anos, vítima de parada cardíaca. O presidente da Câmara, Michel Temer, destacou o legado do médium mineiro. “Ele não desprezou as demais religiões. Cristãos, evangélicos, islamitas: todos têm foco na espiritualidade, mas creio que ninguém conseguiu difundir essa ideia da espiritualidade como Chico Xavier”, afirmou.
Paulo Piau lembrou que o médium chegou a ser indicado para o Prêmio Nobel da Paz e foi escolhido, em pesquisa realizada em Minas Gerais, como o mineiro do século XX. “Chico atendia quem o procurava buscando conforto, compreensão. Mostrava a importância do equilíbrio entre o material, que nos dá sustentação à vida, e o espiritual, que nos coloca em contato com Deus”, disse.
O deputado Vitor Penido contou parte da história do médium, que perdeu a mãe aos cinco anos e foi maltratado pela madrinha na infância. Hoje, é conhecido como o principal representante do espiritismo no País, com 451 livros psicografados.
“Chico não passou pela Terra inutilmente. Nos deixou grandes exemplos, que serão lembrados por muitas e muitas gerações”, afirmou Penido. “Ele está acima de questões religiosas, pois pautou sua vida no compromisso com o próximo, no amor cristão e na solidariedade

quinta-feira, 8 de abril de 2010

A IMAGEM DO CONGRESSO

O que a mídia tem a ver com isso
Por Venício A. de Lima





Pesquisa Datafolha recentemente divulgada dá conta de que 33% dos entrevistados consideram o desempenho de deputados e de senadores ruim ou péssimo. Uma pequena melhora em relação a resultados apurados um mês antes, quando o percentual era de 39%. O articulista daFolha de S.Paulo usa a conhecida adversativa e afirma: "Mas não se pode afirmar que há uma tendência de melhora da imagem do Congresso". A matéria informa ainda que, nos últimos dez anos, a rejeição de deputados e de senadores flutuou na faixa de 30% a 40% e que, desde 2004, a taxa de aprovação varia entre 11% e 19%, estando hoje em 16% (ver "Rejeição cai, mas Congresso permanece mal avaliado", para assinantes).
Quatro dias depois, a mesmaFolha, publica matéria informando que "prestigiados senadores e deputados desistem de concorrer à reeleição este ano" (ver "Bancada do `cansei´ avança no Congresso", para assinantes). A desistência de cerca de 12% dos atuais senadores e deputados de disputar a reeleição nas próximas eleições tem sido objeto de comentários na grande mídia já há algum tempo.
O que chama a atenção do observador, no entanto, é que não se estabelece qualquer relação entre a primeira notícia – a má avaliação pública do Congresso Nacional – e a segunda – a desistência de políticos importantes de disputar a reeleição. E mais: não se estabelece qualquer relação entre o tipo de cobertura que a grande mídia vem fazendo das atividades do Congresso Nacional, ao longo de todos esses anos, e os fatos noticiados.O tema não é novo, mas sua importância nos leva a tratá-lo aqui ainda mais uma vez (ver "Mídia e Congresso: Os riscos da cobertura negativa").
Cobertura negativa
Repito o que já escrevi: não há dúvida de que a grande mídia tem sido instrumento importante na revelação pública de ilícitos graves envolvendo representantes eleitos e, também, de altos funcionários do Congresso Nacional. Deputados e senadores têm estado envolvidos em atividades criminosas e/ou eticamente condenáveis. Procedimentos de investigação ou processos legais contra parlamentares correm tanto nas comissões de ética do próprio Congresso como nas instâncias competentes do judiciário.
Tudo isso é verdade.No entanto, é inegável que a cobertura política que a grande mídia oferece das atividades diárias de 513 deputados, 81 senadores e milhares de funcionários do Congresso Nacional se reduz, quase que exclusivamente, a aspectos negativos. Ignora-se, na maioria das vezes, o trabalho sério e honesto realizado nas comissões permanentes e transitórias, nos debates em plenário, na aprovação de legislação e no cumprimento das diversas outras atribuições constitucionais das Casas Legislativas. Ignora-se, sobretudo, o papel fundamental – e insubstituível – que o Parlamento exerce no equilíbrio entre os poderes republicanos e, por óbvio, no funcionamento da democracia.
Faz todo sentido lembrar, uma vez mais, a constatação que a professora Maria do Carmo Campello de Souza (já falecida) fez sobre a cultura política brasileira ainda ao tempo da transição para a democracia, no final da década de 1980. Dizia ela:
"O teor exclusivamente denunciatório de grande parte das informações (dos meios de comunicação) acaba por estabelecer junto à sociedade (...) uma ligação direta e extremamente nefasta entre a desmoralização da atual conjuntura e a substância mesma dos regimes democráticos. (...) A despeito da evidente responsabilidade que cabe à imensa maioria da classe política pelo desenrolar sombrio do processo político brasileiro, os meios de comunicação a apresentam de modo homogeneizado e, em comparação com os dardos de sua crítica, poupam outros setores (...). Tem-se muitas vezes a impressão de que corrupção, cinismo e desmandos são monopólio dos políticos, dos partidos ou do Congresso (...). (pp.588-9, passim)[cf. "A Nova República brasileira: sob a espada de Dâmocles", in Alfred Stepan, organizador,Democratizando o Brasil, Paz e Terra, 1988].
Responsabilidades da grande mídia
As recentes constatações, relativas à persistente má avaliação do Congresso Nacional por parte significativa da população brasileira e a desistência de políticos importantes de buscarem a reeleição nas próximas eleições, não seriam uma boa ocasião para que a grande mídia fizesse uma avaliação de sua cobertura política e de suas responsabilidades sociais?A insistência em mostrarapenas o que é negativo em relação à atividade parlamentar não levaria a "uma ligação direta e extremamente nefasta entre a desmoralização da atual conjuntura e a substância mesma dos regimes democráticos"?
Afinal, não é mais possível "fazer de conta" que a grande mídia apenas "reflete" o que acontece na sociedade e não tem qualquer responsabilidade na construção e manutenção da agenda pública de debates – e, mais importante, na imagem pública dos políticos e da política.
Sem abdicar do papel que se auto-atribui de fiscalizadora do poder – público e/ou privado – a grande mídia, até por coerência com as bandeiras que sustenta, deveria estar preocupada com sua responsabilidade na consolidação e manutenção da democracia. Ou não é esse seu compromisso fundamental?



quarta-feira, 7 de abril de 2010

Caças: ‘avaliação’ está quase pronta


O ministro Nelson Jobim (Defesa) afirmou nesta quarta (7) que o Comando da Aeronáutica apontou o caça francês Rafale como o mais “consistente com a estratégia de defesa nacional traçada pelo governo Lula”. Jobim também informou que deve apresentar ao presidente Lula na próxima semana seu relatório sobre a compra dos 36 aviões. A coluna Cláudio Humberto antecipou a preferência do governo pelos franceses em setembro do ano passado.

O Marinho voador - Carlos Brickmann, para o Observatório da Imprensa

Vem o release, sai nos meios de comunicação, por mais incrível que seja. Pode ser o boimate, o famoso primeiro de abril de uma revista científica que foi aceito como verdade por aqui (tratava-se de um fantasioso cruzamento de bois com tomates, que permitiria produzir hambúrguer com molho de maneira muito econômica). Pode ser a Bomba Étnica, que ao explodir mataria apenas palestinos e pouparia os israelenses (talvez fosse dotada de explosivos inteligentes, que escaneariam a carteira de identidade ou o passaporte do cidadão antes de decidir se iriam ou não atingi-lo). Pode ser a migração em massa de dez milhões de japoneses para o Brasil (e como viriam - a nado?).
Tudo isso saiu na imprensa como se fosse notícia. E as peneiras do que é ou não verossímil continuam furadas. Há dias, noticiou-se amplamente que o prefeito de São Bernardo, SP, Luiz Marinho, em sua visita à Suécia a convite da Saab, voou num caça supersônico Gripen NG, um dos que podem ser comprados pela FAB. Havia até foto de Marinho, compenetrado, com roupa antigravidade. Super high-tech.
É curioso: uma das características mais discutidas do equipamento sueco é que ainda está em projeto. Dizem seus partidários que, ao participar do desenvolvimento do projeto, o Brasil terá uma chance única de absorver tecnologia, o que seria impossível se adquirisse um avião já pronto, como seus concorrentes Rafale e F-18. Dizem seus adversários que, por não estar pronto, não é possível avaliar corretamente seu custo e seu desempenho. Pois bem: se o avião ainda está em projeto, como é que o prefeito de São Bernardo voou nele?De acordo com as informações da Saab, há um Gripen NG em testes de voo - ou seja, essa história de participação no desenvolvimento do projeto talvez seja uma participaçãozinha, a do finzinho da construção.
Mas nenhum jornalista teve a curiosidade de fazer-lhe essa pergunta.
Uma outra dúvida que ninguém mencionou em nossos meios de comunicação: de acordo com as informações da Saab, o caça Gripen NG é monoposto, ou seja, só tem lugar para o piloto. Se não há lugar para outra pessoa, como terá sido acomodado o prefeito supersônico?

Escondidinho, escondidinho

Não procure esta notícia nos meios de comunicação convencionais: foi ignorada. Quem a passou a este Observatório foi um médico do ABC paulista, Nelson Nisenbaum: o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal abriu processo ético-profissional contra 18 dos médicos que atenderam o sargento Laci Marinho de Araújo no Hospital Geral de Brasília, entre 2006 e 2008. Laci é homossexual e mantém relação estável com outro militar, o que já lhe rendeu muitos aborrecimentos nas Forças Armadas.
De acordo com o parecer, aprovado por unanimidade pelo Conselho, os médicos contribuíram "em maior ou menor gravame para o clima de tortura psicológica que viveu na época e talvez ainda viva hoje". Algumas das infrações ético-profissionais apontadas no parecer: "autorizar a prisão arbitrária de ser humano doente, em gozo de licença médica concedida por outro médico" e "internar uma pessoa compulsoriamente".
Os profissionais dos meios de comunicação normalmente têm comportamento menos preconceituoso que o da média da população. Mas os meios de comunicação, quando tratam de homossexualismo, o fazem com grande receio. De preferência, jogam o assunto de volta para o armário.





ESTUDO REVELA: SEXO É BOM PARA O CORAÇÃO

Sexo faz bem para o coração masculino
Cientistas do England Research Institute de Massachusetts, em estudo realizado sobre o sexo, chegaram à conclusão de que o ato faz realmente bem a saúde. De acordo com a pesquisa publicada pelo American Journal of Cardiology, homens que praticam sexo pelo menos duas vezes por semana têm 45% menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas do que aqueles que apenas o fazem uma vez por mês. A pesquisa foi realizada com homens entre 40 e 70 anos e apontou o efeito protetor do sexo sobre o coração masculino. Com esse resultado, os autores da pesquisa querem agora que os médicos receitem sexo para seus pacientes e incluam perguntas relacionadas ao tema para poder diagnosticar possíveis doenças relacionadas ao coração.

Fora Arruda lança Tony Panetone para governador do DF

Votação do projeto Ficha Limpa é adiada para maio

A votação do projeto Ficha Limpa (PLP 518/09 e outros) foi adiada para a primeira semana de maio. Os líderes decidiram encaminhar as propostas para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para eventuais mudanças no texto do relator. A comissão terá prazo até o dia 29 de abril para aprovar um parecer sobre as propostas.
Se o parecer não for aprovado até essa data, as propostas serão analisadas diretamente pelo Plenário em regime de urgência. O PMDB e PT se comprometeram a assinar o pedido de urgência apresentado hoje pelo DEM. A expectativa inicial era começar a discutir as propostas sobre o assunto ainda hoje, em sessão extraordinária marcada para o início da noite